A formação de professores no âmbito dos Cursos de Letras da Universidade Federal do Acre coincide com a sua criação no ano de 1970, à época, ainda Centro Universitário. O Curso de Letras – Inglês passou a existir como licenciatura única em 1987, com sua aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufac. Desde então, tem contribuído com a formação de docentes para atuar no componente de Língua Inglesa na Educação Básica, em nível de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
No entanto, apenas agora o Curso de Letras – Inglês constituirá um Projeto Pedagógico Curricular – PPC único, com objetivos e finalidades que se voltem para a formação de professores de Língua Inglesa nas escolas da rede municipal, estadual e federal de ensino. Até então, o PPC do Curso de Letras – Inglês, assim como os demais cursos de línguas estrangeiras da Ufac, compartilhava a mesma matriz pedagógica, por vezes, inadequada aos contextos de atuação profissional de seus egressos.
A última reformulação do PPC, datada do ano de 2008, buscou atender especialmente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, no que tange à formação pedagógica dos cursos de licenciatura, com o estabelecimento de 400 horas de prática pedagógica e de 400 horas de estágio supervisionado, dando um contorno mais definido ao perfil dos egressos de cursos de formação de professores.
Com a atualização das Diretrizes, manifesta na Resolução CNE-CP nº 2, de 1º de julho de 2015, novas demandas carecem de atenção e reflexão, mantendo em constante movimento o currículo e as ideias, ao invés de fixá-los como fruto de um conhecimento universal e absoluto.
Assim, a com a deliberação do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Ufac na data de 19 de dezembro de 2018, um novo Projeto Pedagógico Curricular para o Curso de Letras – Inglês foi aprovado, tendo como objetivo “formar professores “interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens”[1], em especial a língua e a literatura de língua inglesa, para atuar no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.” Além de:
- Promover práticas docentes comprometidas com a educação pública e democrática a partir de um ensino de línguas contextualizado, centradas no engajamento discursivo do aluno.
- Contribuir com a democratização do acesso à Língua Inglesa e suas variações, caracterizando seu uso como constituidor de identidades e de relações de alteridade.
- Articular a pesquisa ao ensino e à extensão como parte indissociável da ação docente, permitindo a melhor definição de problemas e, consequentemente, de possíveis soluções com vistas a construção de autonomia no processo de ensino-aprendizagem.
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
CURSO | Licenciatura em Letras – Inglês |
MODALIDADE | Presencial |
ATOS LEGAIS DE AUTORIZAÇÃO OU CRIAÇÃO | Decreto Estadual nº 421, de 22 de janeiro de 1971. |
ATOS LEGAIS DE RECONHECIMENTO E/OU RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO | Portaria SERES/MEC nº 286, de 21 de dezembro de 2012. |
TÍTULO ACADÊMICO CONFERIDO | Licenciado |
MODALIDADE DE ENSINO | Presencial |
REGIME DE MATRÍCULA | Semestral por disciplina/Sistema de crédito |
TEMPO DE DURAÇÃO (INTEGRALIZAÇÃO) | Tempo mínimo: oito semestres (4 anos)
Tempo máximo: 16 semestres (8 anos) |
CARGA HORÁRIA MÍNIMA
CRÉDITOS MÍNIMOS |
CNE – 3.200
UFAC – 3580 |
NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS | 50 (cinquenta), por ano. Turmas de disciplinas de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado deverão ser formadas por, no máximo, 25 (vinte e cinco) alunos. |
NÚMERO DE TURMAS | 01 (Uma) de entrada por ano |
TURNO DE FUNCIONAMENTO | Vespertino. Disciplinas de Estágio Supervisionado e de caráter prático poderão ter ações no período da manhã ou noite, a depender da oferta e horários de escolas de Educação Básica em conformidade com a Resolução CEPEX nº 026, de 14 de outubro de 2011. |
LOCAL DE FUNCIONAMENTO
(ENDEREÇO) |
Campus Universitário – Bloco Wanderley Dantas
BR 364, Km 04 – Distrito Industrial CEP: 69.920-900 – Rio Branco – Acre |
FORMA DE INGRESSO | Processo seletivo. Transferência ex-officio.
Vagas residuais (Transferência Interna, Externa ou Portador de Diploma Superior) |