Sobre

A formação de professores no âmbito dos Cursos de Letras da Universidade Federal do Acre coincide com a sua criação no ano de 1970, à época, ainda Centro Universitário. O Curso de Letras – Inglês passou a existir como licenciatura única em 1987, com sua aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufac. Desde então, tem contribuído com a formação de docentes para atuar no componente de Língua Inglesa na Educação Básica, em nível de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

No entanto, apenas agora o Curso de Letras – Inglês constituirá um Projeto Pedagógico Curricular – PPC único, com objetivos e finalidades que se voltem para a formação de professores de Língua Inglesa nas escolas da rede municipal, estadual e federal de ensino. Até então, o PPC do Curso de Letras – Inglês, assim como os demais cursos de línguas estrangeiras da Ufac, compartilhava a mesma matriz pedagógica, por vezes, inadequada aos contextos de atuação profissional de seus egressos.

A última reformulação do PPC, datada do ano de 2008, buscou atender especialmente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, no que tange à formação pedagógica dos cursos de licenciatura, com o estabelecimento de 400 horas de prática pedagógica e de 400 horas de estágio supervisionado, dando um contorno mais definido ao perfil dos egressos de cursos de formação de professores.

Com a atualização das Diretrizes, manifesta na Resolução CNE-CP nº 2, de 1º de julho de 2015, novas demandas carecem de atenção e reflexão, mantendo em constante movimento o currículo e as ideias, ao invés de fixá-los como fruto de um conhecimento universal e absoluto.

Assim, a com a deliberação do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Ufac na data de 19 de dezembro de 2018, um novo Projeto Pedagógico Curricular para o Curso de Letras – Inglês foi aprovado, tendo como objetivo  “formar professores “interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens”[1], em especial a língua e a literatura de língua inglesa, para atuar no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.” Além de:         

  • Promover práticas docentes comprometidas com a educação pública e democrática a partir de um ensino de línguas contextualizado, centradas no engajamento discursivo do aluno.
  • Contribuir com a democratização do acesso à Língua Inglesa e suas variações, caracterizando seu uso como constituidor de identidades e de relações de alteridade.
  • Articular a pesquisa ao ensino e à extensão como parte indissociável da ação docente, permitindo a melhor definição de problemas e, consequentemente, de possíveis soluções com vistas a construção de autonomia no processo de ensino-aprendizagem.

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

CURSO Licenciatura em Letras – Inglês
MODALIDADE Presencial
ATOS LEGAIS DE AUTORIZAÇÃO OU CRIAÇÃO Decreto Estadual nº 421, de 22 de janeiro de 1971.
ATOS LEGAIS DE RECONHECIMENTO E/OU RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO Portaria SERES/MEC nº 286, de 21 de dezembro de 2012.
TÍTULO ACADÊMICO CONFERIDO Licenciado
MODALIDADE DE ENSINO Presencial
REGIME DE MATRÍCULA Semestral por disciplina/Sistema de crédito
TEMPO DE DURAÇÃO (INTEGRALIZAÇÃO) Tempo mínimo: oito semestres (4 anos)

Tempo máximo: 16 semestres (8 anos)

CARGA HORÁRIA MÍNIMA

CRÉDITOS MÍNIMOS

CNE – 3.200

UFAC – 3580

NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS 50 (cinquenta), por ano. Turmas de disciplinas de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado deverão ser formadas por, no máximo, 25 (vinte e cinco) alunos.
NÚMERO DE TURMAS 01 (Uma) de entrada por ano
TURNO DE FUNCIONAMENTO Vespertino. Disciplinas de Estágio Supervisionado e de caráter prático poderão ter ações no período da manhã ou noite, a depender da oferta e horários de escolas de Educação Básica em conformidade com a Resolução CEPEX nº 026, de 14 de outubro de 2011.
LOCAL DE FUNCIONAMENTO

(ENDEREÇO)

Campus Universitário – Bloco Wanderley Dantas

BR 364, Km 04 – Distrito Industrial

CEP: 69.920-900 – Rio Branco – Acre

FORMA DE INGRESSO Processo seletivo. Transferência ex-officio.

Vagas residuais (Transferência Interna, Externa ou Portador de Diploma Superior)